Diálogos Académicos 2022
Digitalização de Obras de Arte: Conceitos e Práticas
No âmbito da realização da Dissertação - Digitalização como Processo de Investigação em Obras de Arte – no Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual, está a ser desenvolvido o capítulo - Digitalização de Obras de Arte: Conceitos e Práticas.
Uma vez que este é o capítulo base desta Dissertação, que ainda se encontra em curso, a sua apresentação possibilita a consolidação de alguns dos conceitos que ainda se encontram a ser estudados.
Neste sentido, com esta apresentação, propõem-se desenvolver o conceito de Digitalização e os seus principais objetivos: salvaguardar a existência de documentos e objetos artísticos, através da sua conversão para o digital e, permitir o acesso das reproduções por parte do público com o objetivo de tornar a arte mais acessível a todos.
Para além desta abordagem teórica, vão ser apresentados os vários produtos que advém deste processo e a forma como hoje, através dele, a arte é apresentada ao público. Começando pelas Imagens Digitais em 2D de alta resolução, o Museu Virtual com a utilização da tecnologia do Google Street View, aos Objetos 3D com a utilização da tecnologia Fotogrametria e os Ambientes Imersivos, que podem ser desenvolvidos através das Realidades Estendidas (RE): Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM) ou através de Projeções com a utilização da tecnologia Video Mapping ou ainda os Hologramas 3D.
Esta apresentação irá ser ilustrada com diversos exemplos de exposições que acontecem no espaço do museu, mas também em outras instituições que se dedicam à criação de Experiências Interativas que visam unir a Arte, a Ciência e a Tecnologia.
©2022 by Daniela Fatela Geraldes