top of page

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Doutoramento em Educação Artística

Em 2022, iniciei o Doutoramento em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desenvolvendo um projeto em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis. Este trabalho visa transformar obras de pintura em imagens em relevo, promovendo a acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão. A minha tese, intitulada “Um manual de acessibilidade para Museus e Ensino Superior”, inclui também a avaliação e implementação de um plano de acessibilidade na própria Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Entre 2023 e 2027, sou bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (ID: 2023.00382.BD) e investigadora no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS). Durante este período, publiquei diversos artigos científicos, entre os quais:

  • “Práticas Culturais Inclusivas em Portugal”, publicado na 6.ª edição da revista O Pátio, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

  • “A Acessibilidade nos Museus do Porto”, publicado na 7.ª edição da revista O Pátio.

  • “Análise à integração de pessoas cegas e com baixa visão em projetos culturais portugueses”, publicado em 2024 na revista Derivas, do grupo de investigação I2ADS da Faculdade de Belas Artes.

No âmbito das iniciativas da Faculdade de Belas Artes, organizei e participei no 10.º Encontro de Práticas em Educação Artística (EPRAE), onde apresentei a comunicação “Sentir Imagens”, dedicada a propostas de inclusão cultural. Também expus um póster sobre a acessibilidade na Faculdade de Belas Artes durante o 2.º Encontro de Responsabilidade Social Universitária da Universidade do Porto.

Além disso, desempenhei o papel de Coordenadora do departamento de Cultura e Mobilidade na 7.ª edição da revista O Pátio da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Durante o doutoramento, apresentei comunicações em eventos de relevo, como o XI Congresso Matéria Prima, onde discuti “Projetos Culturais Inclusivos: O caso de Portugal”, e o 2.º Encontro de Investigação FLUP, com o tema “Projetos Culturais Inclusivos em Portugal”.

Trabalhei como Project Manager no projeto PairUP, promovido pela Reitoria da Universidade do Porto, com alunos universitários com e sem necessidades específicas, ajudando-os na preparação para o mercado de trabalho.

No campo da pedagogia, desenvolvi competências relevantes, destacando-me pela participação em formações como o curso de Recursos de Apoio para Estudantes com Deficiência de Visão, promovido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade do Porto. Também conclui o curso de Formação Pedagógica Inicial, acreditado pelo IEFP, onde lecionei conteúdos sobre acessibilidade digital, Língua Gestual Portuguesa e acessibilidade em Museus.

Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, frequentei um curso intensivo de formação pedagógica no ensino superior, direcionado a doutorandos e investigadores em início de carreira docente, onde aprimorei competências essenciais para o ensino universitário.

bottom of page